quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Especialização Mídias na Educação

Quando eu comecei a fazer esta especialização, não entendia ao certo o que me aguardava. Mesmo com alguns imprevistos, típicos da ação humana, estou me apaixonando pelo conteúdo e principalmente pelas inúmeras possibilidades de fazer do "educar" uma missão mais atraente e dinâmica.

Não podemos mais ficar na mesmice e achar que os educandos tem que fazer a sua parte e pronto. A nova forma de enxergar o aprendizado, ou a forma como nos apropriamos de certos saberes, torna claro que o processo de aprender mudou.

Estamos rodeados por um número enorme de conteúdos midiáticos. Além dos tradicionais: TV, Rádio, Jornais e todas as tecnologias existentes, ainda nos deparamos com uma avalanche de conteúdos sociais; as chamadas mídias sociais, que são entre outras: facebook, orkut, Instagram, youtube, skype, whatsapp, twitter e a lista continua.

Por isso, esperar que as crianças entrem enfileiradas nas salas de aula, fiquem olhando para o professor postado em frente ao velho quadro negro e ainda assim, querer que elas estejam ávidas por aprender é total utopia. Isto não quer dizer, que as ferramentas tradicionais não devam ser usadas, pelo contrário, elas devem continuar em conjunto com novas ferramentas. As crianças praticamente nascem conectadas, manuseiam laptops, notebooks, tables e celulares com uma proficiência similar às nossas quando brincávamos com bonecas e carrinhos. 

Vamos lá, pais, educadores, gestores e todos que se importam com o aprender, sejamos mais criativos, ou no mínimo, mais interessados - somente assim poderemos contribuir para que novas gerações se apropriem de conhecimentos sólidos com criticidade e solidez.

2 comentários:

  1. Oi Li, gostei muito do assunto, bem oportuno. Bjs e Sucesso

    ResponderExcluir
  2. o Blog esta muito bom, com informações precisas e apropriadas..
    Parabens!

    Fabiana Gomes

    ResponderExcluir

Olá queridos visitantes, se gostaram ou desejam fazer alguma sugestão, seu comentário será bem vindo. Abraços